Maçonaria Vias Iniciáticas

Cinco motivos para NÃO SER maçon

Cinco motivos para NÃO SER maçon
Rui Bandeira
Escrito por Rui Bandeira

1. Influência política – Poder

Ao contrário do que muitos pensam, a Maçonaria – pelo menos a maçonaria Regular; e, mesmo quanto à Maçonaria Liberal, acho que são mais as vozes do que as nozes… – não tem mais influência junto do Poder Político do que qualquer outra instituição social. A única influência que a Maçonaria pode exercer é apenas de ordem moral, pelo exemplo dos seus membros através da aplicação dos seus princípios. Engana-se quem pensa que. ao juntar-se à Maçonaria, terá acesso aos corredores do Poder…

Aliás, uma das coisas de que o maçon rapidamente se dá conta,dentro da Ordem, é que é muito mais abrangente a ilusão do Poder, do que este propriamente dito. Ao menos em ambiente democrático, cada um exerce apenas o Poder que os demais lhe reconhecem e admitem que exerçam.

Em Loja, o detentor do Poder, o condutor, o decisor, o que detém os símbolos do Poder é o Venerável Mestre. Pois bem: como todos os que já se sentaram na Cadeira de Salomão rapidamente verificaram, a função de Venerável Mestre é aquela em que, afinal, não se tem mais direitos do que o mais recente Aprendiz e se tem mais deveres do que os restantes Mestres.
Portanto, quem busca o perfume do Poder, procure-o noutro lado, não na Maçonaria. Aqui apenas aprenderá o cumprimento dos seus deveres.

2. Influência económica – negócios e dinheiro

Quem pensar que a entrada na Maçonaria é uma porta aberta para obter contactos e negócios e o propiciar de condições para “subir na vida”, pense outra vez, e pense melhor! Se for este o motivo que o faz desejar entrar na Maçonaria, poupe-se ao trabalho e às despesas. Dentro da Maçonaria fará os mesmos negócios que faria fora dela. O que todos lhe pedirão na maçonaria é que dê algo de si em prol dos outros. Dos demais receberá o que efectivamente necessite e os demais lhe possam dar, não o que deseje ou egoisticamente pense que lhe convenha. Os negócios da Maçonaria são de índole moral e espiritual. Quem deseje entrar no Templo tem que deixar os seus metais à porta deste.

3. Influência social – honrarias e reconhecimento

Na Maçonaria usam-se aventais e colares e jóias, é verdade. Mas o maçon considera tudo isso como meros penduricalhos. A única diferença entre o mais rico, bonito, bordado e colorido avental de Grande Oficial ou de Altos Graus e o simples avental branco de Aprendiz é que quem usa aquele pagou bem mais caro por ele do que o que usa este. Aliás, de todos os aventais que um maçon possa possuir, aquele que para ele tem significado é precisamente o primeiro, o mais simples, o avental branco de aprendiz. Esse é o que qualquer maçon, qualquer que seja o seu grau ou qualidade, pode sempre usar e simbolicamente deve sempre usar. Esse é o adorno que o maçon deve cuidar de manter sempre alvo e puro e, portanto, nunca conspurcado por acções censuráveis ou indignas.

O maçon gosta de usar a jóia de sua Loja, não porque seja bela ou valiosa, mas apenas e tão só porque é um dos símbolos de sua Loja e o seu uso mostra a todos os seus Irmãos o grupo fraterno em que se integra.

O maçon usa colar quando exerce uma função, não porque lhe fique bem, mas apenas e tão só como distintivo de que a está exercendo. Em bom rigor não é o maçon que usa o colar; é o colar de função que usa o maçon…

Nem na sociedade profana o estatuto de maçon atribui qualquer privilégio que não o reconhecimento das eventuais qualidades de quem o seja, nem no interior da Maçonaria o estatuto social, profissional, académico ou de fortuna diferencia um maçon de outro; o mais jovem aprendiz só tem uma maneira de se dirigir ao Muito Respeitável Grão-Mestre (apesar de formalmente lhe dar este tratamento): “meu Irmão”! E é esse mesmo o tratamento que recebe do Grão-Mestre.

Assim, aquele que porventura sonhe ser a maçonaria um local ideal para obter ou reforçar reconhecimento social, não se engane a ele, nem engane os maçons: abstenha-se de pretender ser maçon!

4. Beneficência – ajuda ao próximo

O bem intencionado que porventura procure na Maçonaria o instrumento para dar largas ao seu anseio de ajudar o próximo, de ser beneficente, se é essa a principal razão que o move, se é isso que vê na Maçonaria, também está enganado.

Não que a Solidariedade e a Beneficência não sejam prosseguidas pela Maçonaria. Claro que o são. Mas não é essa a razão de existir da Maçonaria. Não é por causa da Solidariedade e da Beneficência que a Maçonaria existe. A Solidariedade e a Beneficência são simples consequências de se ser maçon.

Em linguagem de “economês”, por muito praticadas que sejam, a Solidariedade e a Beneficência não fazem, no entanto, parte do “core business” (essência) da Maçonaria.

Em linguagem de “industrialês”, por muito importantes que sejam, a Solidariedade e a Beneficência são simples subprodutos da Maçonaria.

Portanto, se são a Solidariedade e a Beneficência que atraem o bem intencionado, e nada mais, e não essencialmente algo mais, então o melhor que o bem intencionado tem a fazer é dar largas ao seu anseio através de outras organizações especialmente vocacionadas para isso. A Ajuda de Berço é uma boa opção. A Cruz Vermelha, também. Os Bombeiros, idem. O Banco Alimentar contra a Fome, a mesma coisa. E muitas mais organizações há que têm na Solidariedade e na beneficência a sua razão de ser. E , mesmo sem se juntar a qualquer organização, certamente na sua rua ou na sua localidade encontrará alguém que necessita da sua ajuda. Dê-lha!

5. Curiosidade – conhecer o “segredo maçónico”

Se é a curiosidade que o faz desejar ser maçon, não se iluda: naquilo que ela pode ser satisfeita, não precisa de ser maçon para o saber.

Quer conhecer as palavras de reconhecimento mútuo dos maçons? Por quem é, não seja por isso, arme-se de um pouco de paciência, leia uns livros, encontre umas obras onde estão transcritos rituais antigos e faça favor! Nunca ouviu dizer que os maçons preservam a Tradição? Então, basta tirar a consequência: o que se fazia antigamente continua válido agora… Mas, o quê? Ser maçon só para tomar conhecimento dessas palavras sem ter de ter o trabalho de procurar? Meu caro, a Preguiça é um Pecado Mortal… Se é só por isso que quer ser maçon, os maçons não querem preguiçosos no seu seio… E – acredite em mim! -, garanto-lhe que vai ter muito mais trabalho e demorar muito mais tempo para tomar conhecimento dessas palavras, grau por grau, do que se ler nos livros certos. Está tudo publicado!

Quer conhecer os sinais secretos dos maçons? Mau caro, o You Tube preenche-lhe o anseio! Siga este atalho e ei-los, não ao vivo e a cores, mas em filme e a preto e branco! Não lhe garanto que tudo o que vir esteja certo, mas posso afirmar-lhe que algo do que vir o está…

Portanto, caro curioso, se é a curiosidade que o move a ser maçon, esqueça! Tem outros meios de a satisfazer!

E, afinal, se o que pretende é apenas conhecer como pensam, o que fazem, de que tratam, os maçons, nem sequer precisa de se incomodar muito: basta-lhe ir lendo o A Partir Pedra…

Rui Bandeira


Artigo publicado no Blog “A Partir Pedra” – 10 ABRIL 2007

http://a-partir-pedra.blogspot.pt/


Sobre o autor

Rui Bandeira

Rui Bandeira

Blog A Partir Pedra, escrito por Maçons da Loja Mestre Affonso Domingues.

99 Comentários

  • Já a algum tempo tenho buscado infrações sobre tão renomada instituição e confesso que a cada informação adquirida, fico cada vez mais agraciado, bem como privilegiado por adquirir tamanho aprendizado;Sem mais para o momento, um cordial abraço euita luz e que o ETERNO possa inluminalos cada dia mais.

  • Quem sabe o que é maçonaria, precisa participar e fazer parte, os pesquisadores e curiosos, apenas acreditam conhecer e não tem certeza de absolutamente nada. Como maçom, (inativo, mas sou um apaixonado pela ordem), quem puder e for convidado, recomendo aceitar.

  • Caros tios maçons, meu nome é João Vitor Campos, sou DeMolay do cap. Fraternidade Paulista nº112 de Barretos. Parabenizo-os por esse excelentíssimo trabalho, tenho muitos tios maçons em meu cotidiano e vejo o quão belo são os ensinamentos por ti ensinados juntamente ao da ordem DeMolay, agradeço ao Pai Celestial por fazer parte dessa grande familia. \r\nGrato, João Campos.

  • AINDA DEM QUE NÃO TENHO A MESMA OPNIÃO POIS CONHEÇO VARIOS MAÇONS SÉRIOS HOMENS DE CARATER INIBALEVEIS , QUE LEVA ESTA INSTITUIÇAO MUITO SÉRIO ESPERO QUE O SENHOR NÃO SEJE COMO VARIOS IMBÉCIS PELO BRASIL QUE SEMPRE CALUNIÃO ESTES BRAVOS IRMÃOS QUE TANTO SERVIRAM ,E CONTINUARAM A SERVIR ESTE POBRE PAIZ CARENTE DEAMÕR E SABEDORIO IVA A MAÇONARIA

  • Belíssimo texto e que pelo título nos leva a pensar outro significado. Porém após lê-lo nós pertencentes a Ordem entendemos a mensagem – “FIQUEM DISTANTES ÀQUELES QUE SE SENTIREM DISSIMULADOS “!!!!!!!!

  • Parabéns pelo belo texto, muito esclarecedor para todo profano que queira saber mais sobre a verdadeira fraternidade universal de homens livres, não tão mais secreta mas sim discreta, cidadã e benfeitora buscando a paz entre a humanidade em todos os lugares do mundo no século XXI.

    • A lei não permite que entidades constituídas legalmente sejam secretas e nós somos os primeiros que temos de respeitar a constituição, diante deste fato somos discretos. ( MI – Gr.’. 33 )

  • SE SER MAÇON É TUDO O QUE ESTÁ ESCRITO ACIMA, MAÇONARIA NEM DEVERIA EXISTIR, \r\nPOIS, O HOMEM HONESTO QUE BUSCA BENEVOLÊNCIA, INFLUÊNCIAS NAS ÁREAS ECONOMICA, \r\nSOCIAL OU POLÍTICA, ENCONTRARÁ NO DECORRER DA SUA VIDA. SE É QUE A MAÇONARIA\r\nNÃO INFLUENCIA EM NADA DISSO.

    • Rsrsrs. Mais ou menos isto, este é o ideal, porém não se esqueça que os estudos, o auto conhecimento e o trabalho árduo lapidam a pedra bruta de cada ser humano, logo, se todos estivessem prontos, lapidados, realmente não precisariam pertencer a uma ordem… E se todos assim o fossem, não haveria necessidade da existência de dita ordem de fato…

  • Não sou um Franco mas fico imensamente contente por ter o privilegio de poder ter essas orientação, muitas já eram do meu conhecimento mas que veio somente reforça os entendimentos que norteiam os\r\nfundamento de um verdadeiro Franco Março obrigado, e na oportunidade fico no aguardo de uma \r\npossível apresentação.

    • Meu caro, para se vc deseja se ingressar na Ordem Maçônica, te oriento a se aproximar (fazer amizade com algum maçom) de sua cidade, depois manifeste a ele esse seu desejo. Sebastião Araújo – Mestre Maçom. Abraços.

  • Eu li todos os comentários sobre o texto, fico estarrecido com pessoas que comentam sem ter entendido a mensagem, vamos entender primeiro pra poder dar sua opinião. obg.

    • Não são todos que estão preparados para entender uma mensagem, mas todos têm o direito de manifestar suas opiniões desde que as façam com respeito aos demais leitores

  • Agradeço a compreensão das pessoas que ao lerem essa aula tiveram a coragem de se manifestar a respeito.\r\nAgradeço a Deus por ter me mostrado o caminho da maçonaria, onde alem de encontrar amigos fora da Ordem Maçônica, hoje sou posso congratular-me por chamá-los IRMÃOS.

  • Kkk ninguem responde sobre ezequiel 8 ,e do macon albert pike em que no livro diz que o deus dos maçons era lucifer.Irmao ou vcs sao enganados a força toda ou na hora que descobrem a verdade ja nao tem para onde fugir ,mas vos digo a unica salvaçao vem do todo poderoso nosso senhor JESUS CRISTO.

  • Amigos,o grande e verdadeiro objetivo da instituição MAÇONARIA é o aprimoramento moral do individuo.Sou maçom há 30 anos,galguei todos os graus da ordem, mas me considero um eterno aprendiz, não sou e nunca serei nada além disso, pois ser maçom não é status é um aprendizado constante.A maçonaria e composta de três tipos de maçons, os curiosos, os oportunistas e os convictos, estes últimos felizmente são a maioria.Estes maçons convictos são de fato homens livres e de bons costumes, não são meros curiosos e muito menos oportunistas.A ordem maçônica é perfeita e infalível,os homens são factiveis a erros, é por essa e outras razões que o verdadeiro maçom é um eterno aprendiz..

    • INTERESSANTE! MUITO INTERESSANTE. FALOU MUITO BEM E COM CONHECIMENTO DA CAUSA. O TRABALHO MAÇÔNICO (“POLIR ET FAÇONNER”) A PEDRA BRUTA DEVE SER UMA CONSTANTE NA NOSSA VIDA. UMA OBRA EXCELENTE E DELICADA POIS DEVE SER SEMPRE RENOVADA. ESTE DEVE SER O TRABALHO DE UMA VIDA. “JE SUIS UNE FEMME NÉE LIBRE ET DE BONNES MOEURS, ÉGALEMENT AMIE DU RICHE ET DU PAUVRE” – J’AI DIT. – ÊTRE MAÇONNE C’EST POUR TOUJOURS! (Grande Loge Féminine De France)

  • Bem. Certa vez pensei em ser maçon. Depois de muito analisar e observar que a grande maioria de deputados\r\nfederais, estaduais e senadores são maçõns, notei que praticamente todos eles, são corruptos gente ruim e de mal caráter,\r\npude ver que essa entidade filantrópica não tem mudado em nada, essa gente ruim. Não é culpa a maçonaria, porém, ela não deveria aceitar\r\ntodo tipo de gente ou, ser mais cuidadosa na nálise antes do ingresso.

    • Luis, boa tarde.\r\nComo você, desejei muito ser maçom, surgiu o convite, mas tive que mudar de ESTADO e acabou não acontecendo.\r\nPorém, sua observação tem fundamento; entretanto.\r\nSe o seu irmão, pai, mãe ou tio fosse preso, acusado de roubo etc, ele deixaria de ser seu irmão ?\r\nAs pessoas não nascem corruptas, ladras, assassinas, etc…

    • Meu caro, para se ingressar na Maçonaria o candidato é submetido a uma rigorosa sindicância, assim, não creio que pessoa com comportamento inadequado consiga se ingressar na Ordem Maçônica, no tocante à sua fala, o que ocorre é que depois de se tornar maçom, ou membro de nossa Ordem, há pessoas que cometem desvios de conduta, mas quando isto ocorre essas pessoas são convidadas a se retirarem da Ordem, sob pena de serem expulsos. Assim sendo, acredito que não temos no momento nenhum político com desvio de conduta em nosso meio.

  • Não vi nenhum comentário feminino,sei que não fazemos parte da ordem mas vou deixar meu comentário:PERFEITO\r\nQualquer pessoa que opte em seguir algum ensinamento visando somente interesse próprio ,não deveria estar lá.

  • A Mensagem sempre será muito pedagógica, alguns a compreendem sem qualquer dificuldade, mas outros talvez tentem e alcançarão o resultado desejado… e assim sempre veremos muitos opinando sobre algo que tão somente ouviram falar!!

  • texto interessante, esclarecedor, nunca havia antes havia tido a curiosidade de ler um texto sobre maçonaria, e hoje por acaso resolvi ler o texto acima, achei interessante já admirava os maçons por suas atividades publicas, agora após a explicação entendo melhor, quero publicamente dar os parabéns, mas devo revelar que me sinto um pouco menor do que vcs enquanto pessoa…

  • Não sei lê, nem escrever, só sei soletrar…\r\nAinda bem que os curiosos são todos iguais!!!\r\nE viva os filhos da Viúva, fogo! o mais vivo de todos os fogos!!!

  • Para os católicos que se entusiasmaram como texto esclareço que a Encíclica Humanum Genus de Leão XIII (20 de abril de 1884) continua em vigor; nela o Magistério da Igreja denunciou na Maçonaria ideias filosóficas e concepções morais opostas à doutrina católica. “Para Leão XIII elas reportavam-se essencialmente a um naturalismo racionalista, inspirador dos seus planos e das suas atividades contra a Igreja. Na sua Carta ao Povo Italiano “Custodi” (8 de Dezembro de 1892) ele escrevia: “Recordemo-nos que o cristianismo e a maçonaria são essencialmente inconciliáveis, de modo que inscrever-se numa significa separar-se da outra”. \r\n\r\nExtraído de https://padrepauloricardo.org/episodios/um-catolico-pode-ser-macom/

    • o catolicismo caro amigo ja caminhou de maos dadas com a maçonaria.bem como acreditava na reencarnaçao.\r\n constituiçao,aboliçao da escravatura,republica e muitas outras devi-se a esta entidade.\r\n enquiziçoes.torturas e ate uma condenada a fogueira santa dada como brucha hoje repara se o erro como santa(joana darck) . maria madalena tachada como prostituta hoje biatificada. toda entidade tem falhas e seus pontifes tambem cometeram erros\r\n va estudar o catolicismo.

    • Meu irmão José Paulo \r\nQueria avisa-lo que o tempo em que ser taxado de herege era sinónimo de ser execrado da sociedade, já acabou. Hoje, depois de se entender que herege é aquele que pensa por si próprio, aquele que não precisa da Igreja para pensar, que não precisa de se submeter aos dogmas para evoluir, ser herege passou a ser um elogio, indicando que este ser humano assim adjetivado aprendeu a andar com seus próprios pés, sem precisar das muletas das igrejas. Assim, se o irmão jogar fora as limitações de conhecimento que a igreja lhe impõe e o irmão aceita, verá um mundo novo abrir-se à sua frente. Não tenha medo de vc mesmo. Vá em frente.

    • Caro José Paulo, nestes comentários constatamos quanta ignorância ainda envolve a Arte Real e o Ser Maçon.\r\nTemos ainda quem a associe a Lúcifer, quem veja o grande número de corruptos políticos que possa haver em seus quadros sem entender que a resposta para tal encontrasse no texto. Temos ainda Maçon que leu o texto e parece que não o fez. E temos você que aparentemente desconhece história e política. Procure o motivo do repúdio da Igreja Católica à Maçonaria em figuras tais como Cavour, Mazzini e principalmente, Garibaldi e o contexto político que os envolveu.

  • Olha na minha cidade não é bem assim\r\nOs irmãos tem poder,comercial,social e politico. Se todos são maçons em uma cidade, desde o executivo, judiciário e legislativo, fica difícil para a aqueles que não o são. Tente abrir uma funerária.

    • Amigo, boa tarde.\r\nSerá que um Maçom deixa de ser quando consegue determinada posição ? Então, você pode sim encontrar um Maçom em qualquer área ou atividade dentro da sociedade. \r\nMas veja bem, Ser Maçom é diferente de estar Maçom. Hoje, bem comum.

  • Meu irmão essa publicação sua e realmente de muito valor, e muito esclarecedora para matar um pouco da curiosidade de muita gente, e esclarecer um pouco sobre maçonaria para aqueles que não sabem o que dizem. Um grande abraço.

  • Seria interessante conhecer a versão «Cinco motivos para SER maçon»… Ou será que o objectivo deste artigo é reforçar o elitismo da Maçonaria?…

  • Belíssimo texto. Há seculos a maçonaria é cercada de mistérios, não alimentados pelos maçons e sim pela especulação que existem entre as pessoas que não conhecem o belo trabalho da maçonaria. T.·. F.·. A.·.

  • Parabéns!!! Simples assim. Todo aquele que buscar na maçonaria caminhos curtos para se beneficiar de alguma forma, verá que o caminho é bem mais árduo e longo. Logo, desistirá.

    • Boa tarde amigo.\r\nEstudamos história para qual finalidade ?\r\nPenso eu, que para além de não cometermos os erros do passado, entendermos de onde, ou como viemos a viver nossa realidade atual. \r\nA finalidade da Maçonaria, assim acredito eu, é melhorar no sentido mais amplo da palavra.\r\nQuestionamentos vem, eu sei, comigo não é diferente.

  • Se fosse realmente para o bem, a maçonaria não se esconderia atrás de seus próprios segredos, mas acima do bem e do mal, há o livre árbitrio, sorte e cada um com a sua colheita

    • Boa tarde amigo.\r\nSeria mesmo secreto ? ou quem sabe, discreto ?\r\nNós dois (eu e você), não sabemos como é lá dentro por não fazermos parte, porém meu amigo, aconselho você a não se frustrar tanto, tenha paciência. E se não acontecer nunca, passe a vida tentando ser melhor. De qualquer maneira, agindo desta forma, você irá ganhar de qualquer forma.\r\nAbraço ao amigo

  • Com tudo que vi e Li não entendo como uma sociedade com pessõas em todos os escalões de nossa desde que o Brasil foi descoberto e com tão boas intenções temos a maior parte da população sem saude, sem Educação, sem moradia, e com o que Recebe nunca vai poder ter uma vida decente, será que se a maçonaria colocase em pratica o que prega nós o povo seriamos menos explorados e mais independentes

  • Só discordo do 1 item pois pra mim a maçonaria deveria ser mais presente na política pois nos maçons buscamos melhorar espiritualmente e como homens, fazendo o bem, ajudando quem Precisa, em no passado a maçonaria brasileira sempre esteve presente na política, e em momentos que a nação precisou esteve presente combatendo a tirania a opressão, e vejo que ela hoje em dia está omissa aos problemas da nação.

  • Devem está surpresos pelo meu interesse no assunto, mas guardo com carinho lembranças de um “amigo”, ele era maçom e acredito que ainda seja, eu ficava louca de curiosidade para saber o que eles realmente faziam, hoje diante de artigos me pego rindo e se ele vê esse comentário vai lembrar, e foi muito legal, admiro demais essa pessoa, embora nossas vidas tenham tomado rumos diferentes, eu nunca o esqueci.

  • Atiram-se pedras somente nas árvores que possuem bons frutos! Tenha primeiro o privilégio de ser escolhido dentre muitos para iniciar-se nesta verdadeira escola de vida e tenha preparo para ali colher os ensinamentos milenares… MI – G: 33.

  • FUI E TENHO BONS AMIGOS DENTRO DA MAÇONARIA, DIZER QUE TEM BONS HOMENS E RUIS, E REAL, AONDE EXISTE O HUMANO AI TEM DIFERENÇAS,PRINCIPIOS, MORAIS DIVERSIFICADOS, POR MAIS QUE A INSTITUIÇAO MOSTRE O CAMINHO DE SEUS ENCINAMENTO.\r\nSOMENTE UMA COISA QUE EU QUESTIONO AO LONGO DE MINHA EXISTENCIA,TEM POLITICOS,JUIZES,DESEMBARGADORES ADVOGADOS SE APROVEITANDO DE FORMA ERRADA POR ESTAR DENTRO DAMAÇONARIA,FAZENDO ORRORES, E A DEMORA PARA DESTITUI-LO VAI DECADAS. NUNCA VI UM MAÇON PRESO, VOCE JA VIU\r\nPRECISAMOS NESTE MOMENTO UNIR FORÇAS PARA RESGATAR O BRASIL DAS FALANGES QUE ATORDOA NOSSA SOCIEDADE, MORALMENTE,FINANCEIRAMENTE, E CIVICAMENTE.\r\nDISCUTIR QUEM DEVE SER MAÇON, OU QUEM VAI SER O LIDER BRASIL POLITICO DO BRASIL, E OUTRA QUESTAO, MAS NO MOMENTO A MAÇONARIA E QUE PRECISAMOS, PORQUE………\r\nELA JA FEZ E FAZ PARTE DE MUDANÇAS RADICAIS EM NOSSO BRASIL, NAO ME LEMBRO QUE MAÇONARIA BRASILEIRA, FAZ OPÇAO PELA OPRESSAO, COMUNISMO, SOCIALISMO, EM TERRITORIO BRASIL.\r\nPORTANTO SEJA BENVINDO, A NOVA ETAPA DE LUTA PARA RESGATAR O BRASIL DAS GARRAS DOS TRAIDORES, QUE A MAÇONARIA DE UM BOM EXEMPLO A SOCIEDADE BRASILEIRA, EU SOU INTERVENCIONISTA, NO APCIE DA PERTINENTE E NEGRA HISTORIA QUE PASSAMOS, VAMOS UNIR AS FORÇAS,PELOS FILHOS, DE NOSSOS FILHOS, E ESCREVER UM NOVO CAPITULO E NOSSA OBRIGAÇAO DE PATRIOTA SEJA LA QUE INSTITUIÇAO, CREDO, COR E CLASSE SOCIAL, O BRASIL LIVRE E NOSSO ALVO EM NOME DE DEUS PAI, ARQUITETO, JEOVA, NISSIM, ELHOIN,NOSSO SANGUE TEM UM OBJETIVO CRUCIAL NO MOMENTO …ABRAÇO A TODOS, E AVANTE BRASIL…. JOAQUIMDURAN@OUTLOOK.COM http://WWW.DESORDEMERETROCESSO.COM.BR.

  • A iluminação vem com tempo e fortalecimento de caráter. O que não conhecemos\r\nnos trás medo, mais digo aos amigos espiritas e irmãos maçônicos que o grande\r\nArquiteto tudo analisa e influencia através da amada ciência.\r\n\r\nCordiais abraços e amor a todos.

  • Excelente texto,parabéns!!! Pena que vivemos em um país,de pessoas que falam besteiras,antes de saber o significado e o funcionamento da Maçonaria.

  • NAO SOU MAÇON. CREIO QUE FAÇAM BONS TRABALHOS PARA O BEM DA HUMANIDADE POIS SE NAO FOSSE JA HAVERIA SE ENCERRADO. TBM SE Q VIVA ESTA A MUITTOS SECULOS.. PARABENS TDS Q FAÇAM O CERTO…

  • Texto espetacular, de uma verdade lancinantes, só não é citado o sentimento que une os irmãos , laços fraternos na esmagadora maioria das vezes intransponíveis!!! Podem acreditar TFA

  • Boa noite, faço parte da Fraternidade Feminina da Loja Filhos de Salomão de Curvelo MG, temos sim muito que nos orgulhar de fazer parte de uma grande familia, temos inumeros trabalhos dentre eles a de solidariedade, mas ao contrario de outras entidades nao temos nenhum interesse em divulgação, aqui encontramos o crescimento como ser Humano, portanto, se um dia vc tiver a oportunidade de entrar e conhecer posso assegura-los que vc e sua familia serão muito felizes!! A todos uma boa noite!!!
    Atenciosamente,
    Alessandra

  • Sou um bom homem porém tenho o anseio de ser melhor o que mas me admira nos maçons q conheço é o dom de ficar calado observado eu queria aprender a ser assim é me tornar um homem dia a pós dia melhor com todos que me conhecerem.

  • Boa noite a todos os irmãos, não sou maçom mais venho de uma família que sim o eram meu avó meu bisavó dentre outros, vendo este texto e os demais comentários entendo as palavras de meu avó sobre uma educação maçônica baseada na ética na moral e na fraternidade são meus votos que todos continuem assim buscando o auto conhecimento a lapidação da pedra bruta e a preservação dos bons costumes

  • A maçonaria é perfeita, os homens é que procuram o que não merecem, desvirtua de um caminho reto e de boa índole. Esses comentários são diversos muitos baseados em coisa alguma, sem conhecimentos. Maçonaria é uma escola da perfeição, é a busca de coisa melhores do nosso interior, para o nosso melhoramento moral e espiritual. TFA. Que assim seja.

  • Prezados IIr.’.\r\n\r\nS.’.F.’.U.’.\r\n\r\nPrimeiramente, desejo parabenizar o autor do texto pela sua didática bastante elucidativa, no sentido de desmistificar a Ordem em alguns aspectos.\r\n\r\nÀqueles que têm interesse em ingressar em nossas Colunas, deixo-lhes a certeza que encontrarão uma grande escola de aprimoramento pessoal, onde se exercita constantemente a fraternidade e a benemerência.\r\nA Maçonaria é uma Ordem iniciática, filosófica e filantrópica, a qual tem por valores a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, e por objetivo tornar feliz a humanidade.\r\nQuanto aos seus segredos, além dos que dizem respeito aos seus rituais e do que é tratado em Loja, há um, na minha opinião, de caráter transcendental, vinculado à experiência ritualistica de cada um da qual se abstrai um despertar de consciência.\r\n\r\nO que distingue um verdadeiro Maçom não é seu avental, mas sua conduta em sociedade de maneira íntegra, reta, justa e honesta.\r\nAo longo da história a Maçonaria teve influência em diversos eventos, tais como a abolição da escravatura, a Lei do Ventre Livre, a independência do Brasil, a proclamação da República, Inconfidência Mineira, Revolução Farroupilha, reunificação da Itália, etc, não diretamente como Instituição, mas indiretamente, ao fomentar em seus membros as iniciativas amparadas nos valores éticos e morais que preza.\r\n\r\nTodo Maçom deve adotar uma postura de Tolerância, respeitando a livre convicção ideológica e religiosa de cada Irmão, pois sabe que A Verdade não é um produto acabado, mas em constante construção conforme a evolução espiritual da humanidade.\r\nAlém disso, ainda que alguma verdade nos fosse revelada, não poderiamos olvidar que nossas perspectivas são diferentes devido às diferentes impressões causadas pelos sentidos em cada pessoa. Afinal, não gostamos, necessariamente, das mesmas comidas, das mesmas musicas, dos mesmos aromas, não é mesmo? Temos diferentes concepções do que nos é belo e diferentes formas de lidar com nossas emoções.\r\n\r\nEstou ciente que há muitos Irmãos mais qualificados do que eu para vos falar sobre a Sublime Instituição, mas espero ter contribuído de alguma forma.\r\n\r\nUm fraterno abraço a todos!

  • Excelente comentário. Resumo: A vocês curiosos, se querem entrar por um desses motivos, ou mais de um, não entre! Maçonaria vai muito mais além. É uma escola de aperfeiçoamento humano. Este é seu propósito. Se queres matéria, passe longe dela!!!

  • Não faço parte da maçonaria, mas achei algo bastante interessante. Algumas pessoas aqui nos comentários utilizaram de “\r\n” alguém pode explicar o que significa? É algum padrão? Ou é algo que não pode ser revelado?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.