De Molay Vias Iniciáticas

DeMolay VIVE

A Ordem DeMolay é uma organização juvenil patrocinada e apoiada pela Maçonaria. Foi fundada em 1919 nos Estados Unidos pelo Maçom Frank Sherman Land e 8 jovens, com o objetivo de criar bons cidadão e líderes para a sociedade.

A Ordem DeMolay ensina aos jovens valores importantes para a formação de um bom cidadão. O trabalho litúrgico, o simbolismo do ritual e o programa de trabalho dos capítulos, chamado de dias obrigatórios criam um sistema perfeito para ajudar aos jovens a serem homens melhores e cidadãos de bem.

Os ensinamnetos da Ordem DeMolay tem como base a doutrina Maçônica, nos valores da cavalaria e na filosofia dos cavaleiros templários.

Os capítulos DeMolays são as células da Ordem, que funcionam nas Lojas Maçônicas, e onde os jovens realizam às suas reuniões ritualísticas e são concedidos os graus Iniciático, DeMolay e as cerimônias para concessão de honrarias.

Os dois principais graus da Ordem DeMolay são o Iniciático e o Grau DeMolay. O Grau Iniciático contempla a Iniciação do jovem na Ordem, momento do seu ingress aos mistérios e em alguns casos aos 13 anos iniciando na senda mística e esotérica.

Os ensinamentos dos graus da Ordem são baseados nas sete virtudes cardeais de um DeMolay: Amor filial, Referência pelas coisas sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, e na história de Jacques DeMolay.

O neófito começa a se familiarizar com o templo Maçonico, com as insignas dos oficiais do capítulo DeMolay, assim como com a questão da dualidade da vida.

É durante esse Grau que ocorre o contato de maior valor com a Ordem, pois se define a qualidade que terá o jovem como DeMolay ativo.

Na Ordem DeMolay o jovem aprende a valorizar virtudes como: Honra, Justiça, Ética, Humildade, Coragem e Prudência.

A história de Jacques DeMolay é rica em ensinamentos inspiradores, que podem tocar a alma dos jovens. Lições de fidelidade, coragem, liderança, idealismo e responsabilidade são algumas dessas lições.

Entendo que a Ordem DeMolay é um dos mais importantes trabalhos da Maçonaria para melhorar a sociedade, pois atraves da Ordem DeMolay, a Maçonaria está preparando as gerações futuras, inspirando os jovens a serem melhores homens.

Walt Disney é um bom exemplo de Um DeMolay que se tornou uma importante personalidade mundial, e que de alguma forma inspirou milhões de pessoas no mundo todo, através das suas produções artisticas.

Como ele dizia, “Se sou capaz de sonhar, posso relizar.”

Kleber Cavalcante de Sousa

Sobre o autor

Kleber Cavalcante de Sousa

Kleber Cavalcante de Sousa

Graduado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), com Especialização em Gestão Estratégica de Negócios Pela Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte(2007). Mestre em Engenharia da Produção, pela UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente Servidor Público Federal - Administrador da UFRN, trabalha no NITNúcleo de Inovação Tecnológica, atuando na área de Empreendedorismo, especialmente apoiando as iniciativas de Incubação de Empresas. Foi servidor da UFERSA, onde exerceu a função de Coordenador de Empreendedorismo do NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica. É Professor Universitário do Curso de Administração e Palestrante nas áreas de motivação e desenvolvimento Humano, gestão, empreendedorismo, liderança, e Inovação. Trabalhou na área comercial durante 15(quinze) anos, com enfoque na gestão de pessoas e negócios, em empresas Nacionais e Multinacionais. Possui forte atuação em organizações do terceiro setor, em especial as ligadas a educação, empreendedorismo e desenvolvimento de jovens.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.